5 motivos para procurar um podólogo hoje mesmo


Autor(a): Equipe de podólogos da Clinica dos pés

5 motivos para procurar um podólogo hoje mesmo
 

Cópia de Sem nome.jpg

 
Num mundo ideal, todos deveriam procurar um podólogo para cuidar e tratar dos pés. Afinal, eles são a nossa sustentação durante a correria do dia a dia.
Só quem já sofreu com algum problema nos pés, sabe o quanto é limitante quando eles não estão 100%.
Na maior parte dos casos, o podólogo é procurando quando já existe algum problema, que, possivelmente, poderia ser evitado, caso houvesse a orientação de um profissional.
Se você leu até aqui, mas ainda não se convenceu que procurar um podólogo vai além de cuidados estéticos, separado cinco motivos para procurar um podólogo hoje mesmo.
 
1 - Prevenção
Para manter a saúde dos pés é preciso manter alguns cuidados fundamentais: cortar adequadamente as unhas, limpar cuidadosamente ao redor das unhas, observar a região plantar e os dedos para ter certeza de que não há nada diferente, higienizar todo o pé para evitar fungos e micoses e cuidar  para que as unhas não encravem pelo uso de calçados inadequados.
 
2-Se você é diabético
Seu cuidado com os pés deve ser redobrado.
Isso porque uma série de alterações que podem ocorrer no pé de pessoas com diabetes, caso a glicemia não esteja controlada. Três fatores podem provocar estes problemas: a neuropatia, angiopatia e a infecção. A Neuropatia diabética como é chamada está presente em 50% dos pacientes, que provoca a perda da sensibilidade nas extremidades. Muitas vezes, o problema só é percebido com o aparecimento de alguma lesão.
Examine seus pés diariamente. Fique atento a coloração, temperatura e área de pressão: se houver, calosidades, calos, frieiras, fissuras, bolhas, unha encravada ou qualquer outra lesão, mesmos que não sinta dor é um sinal de alerta.
O ministério da saúde recomenda evitar as idas à manicure ou pedicure, dando preferência a um profissional treinado como podólogo.
 
 3-Se você é atleta
Se você pratica corrida, ciclismo, basquete, é jogador de futebol ou dança balé, sabe que é os pés sofrem grande tensão. Então é essencial que eles estejam saudáveis para não prejudicar o desempenho. Normalmente as unhas dos pés sofrem bastante.
A podologia esportiva é especializada no estudo, prevenção e tratamento dos principais problemas que acometem os atletas. O objetivo principal é minimizar o atrito sofrido nos pés de praticantes de esportes profissionais e amadores durante as competições e treinos, melhorar o desempenho físico e prevenir possíveis lesões ou outros problemas que podem ocorrer durante a atividade física.
 
4-Se você é idoso
Quando chega a terceira idade, cuidar dos pés não é somente estética. Nessa fase, os pés precisam ainda mais de cuidados por uma questão de saúde.
Grande parte dos problemas tratados na podogeriatria, especialidade da podologia que cuida dos pés do idoso, poderiam ser evitados e a falta de cuidado e orientação profissional são as principais causas.
Cerca de 80% das pessoas acima dos 60 anos têm engrossamento das unhas, calos entre os dedos, pele ressecada e unha encravada, que fazem parte do envelhecimento. Porém, esses problemas podem ser evitados com prevenção.
 
 5- Problemas aparentemente inofensivos
Calosidades, calos, unha encravada, precisa corrigir a curvatura da unha, tem fissuras no calcanhar, verrugas ou bicho de pé. Se identifica com algum desses problemas? Então você precisa procurar um podólogo.
 
Além de prevenir e tratar eventuais problemas, o podólogo também pode indicar o tipo de calçado para cada atividade.
Viu como é importante cuidar da saúde dos pés? Não tente resolver nenhum desses problemas por conta própria, ou o que um profissional resolve facilmente, pode se tornar um problema de saúde sério.
 
Aqui você encontra os tratamentos específicos para cada tipo de problema e com avaliação gratuita.
 


Venha conhecer a clínica dos pés e faça a sua avaliação

Avaliação Gratuita