Seu home office está saudável?

Home office, trabalho remoto ou de casa. São expressões que se tornaram mais comuns no período de quarentena, mas o fato é que a fase de distanciamento social apenas intensificou uma tendência que já era bem clara. 
 
Uma pesquisa mundial de 2018, a Global State of Remote Work, é bem ilustrativa disso. No levantamento, 56% das empresas consultadas indicavam a adoção de modalidades e possibilidades de trabalho remoto.
 
É o que está por trás da informação trazida por um outro estudo, também de 2018, que apontava um universo de 35% de home officers no mundo. 
 
São sinais de que o home office é uma realidade e deve seguir crescendo. Mas trabalhar em casa exige alguns cuidados específicos para não prejudicar a saúde. É sobre isso que vamos falar nesse texto. 
 
Trabalhar em casa exige preparação
Quando pensamos nos benefícios colhidos pelo profissional, ao trabalhar remotamente, a perspectiva de maior independência e autonomia são alguns dos principais atrativos.
 
É possível, por exemplo, atuar nos períodos de melhor pico produtivo, estando mais perto da família, se alimentando melhor e economizando o tempo e a energia gastos no deslocamento até o trabalho.
 
Mas é preciso estar atento para fazer do home office uma experiência realmente positiva. Em primeiro lugar tenha em mente que o ambiente deve ser adequado, com boa iluminação e pouco barulho. Sua família deve saber que você está trabalhando e evitar interrupções.
 
Outro ponto fundamental é fixar horário para a jornada de trabalho, com um conjunto de tarefas e atividades determinadas e bastante organizado. Além disso, são cruciais os momentos de intervalo e pausa, para a sua saúde mental.
 
Espaços bem pensados são fundamentais
E por falar em saúde, a falta de cuidado com a devida preparação do seu espaço de trabalho em casa, faz com que esses benefícios virem problema.
 
Nada pior que passar horas trabalhando em condições adversas. Por isso, é preciso estar atento a questões de ergonomia, tão bem frisadas por especialistas. Nós separamos 6 dicas que você deve observar para trabalhar em casa, sem abrir mão da saúde e bem-estar. 
 
1 - Nada de trabalhar no sofá. Sua postura precisa ser levada a sério;
2 - Seus pés devem estar encostados no chão e o ideal é usar uma cadeira que permita um ângulo de 90º entre os joelhos e quadris;
3 - O notebook ou monitor do computador deve estar a uma distância de 50 cm a 75 cm dos olhos e a uma inclinação de 10º a 20º em relação à mesa. São formas de prevenir o fenômeno da vista cansada;
4 - É fundamental manter as costas eretas e totalmente apoiadas no encosto da cadeira, que deve ter apoio para os antebraços e regulagem de altura. Dessa forma, você evita dores musculares;
5 - Certifique-se, ainda, de que mesa e cadeira estão na altura certa para o acesso a todas as suas ferramentas de trabalho. Se desdobrar para pegar papel e caneta, por exemplo, pode bastar para uma distensão;
6 - Uma boa medida é usar apoio para o pescoço, como forma de relaxar e afastar torcicolos.
 
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