Já fez sua atividade fisica hoje?


Autor(a): Sivia Lopez Personal Training

 

Porque fazer atividade física?
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O corpo humano está desenhado para se movimentar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde: todo movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulta em um gasto energético é chamado de Atividade Física.
 
Atividades do dia a dia, dançar, fazer jardinagem, ir de compras, trasladar-se ao local de trabalho, limpar a casa, tomar banho, todas essas são atividades físicas. Agora, para que essas atividades beneficiem a nossa saúde, as mesmas deverão de ser realizadas em forma continua, com uma intensidade de moderada a vigorosa e por um período mínimo de 150 minutos semanais.
 
Quais são os benefícios da prática de atividade física regular? 
Melhora a função cardiorrespiratória, ajuda na manutenção e aumento da massa muscular, melhora a saúde dos ossos, aumenta a mobilidade articular, conserva e melhora o equilíbrio e a coordenação motora. Associada a uma alimentação saudável auxilia na diminuição dos valores do colesterol, pressão arterial, diabetes e obesidade. 
 
Praticar um esporte aporta ainda mais benefícios, a pessoa aumenta os vínculos sociais, internaliza conceitos como competência, respeito, superação, trabalho em conjunto, divisão de tarefas, responsabilidade individual e grupal, adaptação aos espaços de jogo e administração do esforço.
 
A atividade física também é uma grande aliada da saúde mental; quando nos exercitamos nosso cérebro libera endorfinas - conhecidas como hormônio do prazer - que ajudam na redução do stress e ansiedade. 

A pratica esportiva estimula uma maior consciência corporal facilitando o reconhecimento das possibilidades de movimento e aprendendo a respeitar as suas limitações, a bagagem de respostas motoras se incrementam e estas desenham novas conexões neuronais, fica perceptível um aumento da velocidade de reação, raciocínio e abstração.
 
Na contramão da vida saudável está o sedentarismo que é considerado atualmente o 4° fator de risco de morte acometido por doenças não transmissíveis. A pessoa sedentária fica propensa a padecer de doenças cardiovasculares, contrair diabetes tipo 2, aumentar os níveis de colesterol, ter pressão alta e sofrer infarto de miocárdio. Normalmente possuem uma maior tendência ao desanimo, assim como uma frequente sensação de mal-estar e cansaço.
 
Frente a esta realidade, HOJE podemos decidir tornarmos uma pessoa fisicamente ativa. Não precisamos equipamentos caros, roupas ou acessórios de alta tecnologia, ou uma idade determinada. 

A atitude mais simples está ao nosso alcance: caminhar 30 minutos, 5 vezes por semana, executando o exercício com intensidade moderada e de forma contínua. Serão estes 150 minutos por semana os que nos afastarão do sedentarismo e nos permitirão usufruir os benefícios de uma vida saudável. 

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Caso não consiga sair de casa, nas redes sociais encontrará várias rotinas de exercícios físicos de atividades diversas para os mais variados gostos. 
Escolha uma modalidade, integre na rotina do seu dia a dia, estipule metas e melhore significativamente a sua saúde.
 
Cuidemos nosso corpo com responsabilidade, pois, ele é o nosso maior tesouro.
  
 
 
 


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