É preciso formação técnica específica para trabalhar na área, já que precisa conhecer e saber diagnosticar todas as alterações e doenças que podem aparecer nos pés e, quando necessário, encaminhar ao médico especialista.
Em muitos casos, o podólogo atua em parceria com outras áreas da saúde como dermatologistas, ortopedistas, endocrinologistas, geriatras e fisioterapeutas.
Todos os dias os podólogos atendem os mais diversos casos. Desde dores provocadas por uma unha mal cortada até problemas mais sérios como é o caso de pessoas com diabetes, que requerem cuidados especiais.
Além dos procedimentos práticos, também faz parte da função do podólogo a parte educativa de orientar os clientes sobre como evitar o aparecimento de problemas que afetem a saúde dos pés.
Ainda ensina alongamentos e técnicas de massagem para os pés. Pode fazer a avaliação do tipo de calçado usado e indicar o mais correto.
A falta de informação ainda é a maior causadora de doenças graves diagnosticadas nos pés. Além de proporcionar conforto, o cuidado com a saúde dos pés é essencial, já que são eles que recebem todo o impacto provocado pelas nossas atividades do dia a dia.
Quem conhece o trabalho de um podólogo sabe o que estou falando. A frase que mais escutamos é “Parece que estou 2 quilos mais leve”. Tal a sensação de conforto.
E você? Já agendou uma visita ao podólogo?