Março deixou de ter somente um dia dedicado especialmente às mulheres. O mês inteiro passou a ser de homenagens à elas. Elas são mais da metade da população brasileira. Mães, esposas, filhas, empresárias, donas de casa e tantas outras versões, mas, acima de tudo, MULHERES. A garra e a resiliência fazem parte da missão que é ser mulher.
Foi-se o tempo em que eram obrigadas a casar e ter filhos. As mulheres conquistaram direitos e o poder de escolher o que desejam para suas vidas.
A SAÚDE DA MULHER NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Os cuidados com a saúde da mulher, que hoje fazem parte das políticas públicas, ainda que com muitas deficiências, só passaram a fazer parte dos direitos das mulheres no início do século XX. No início eram praticamente todas voltadas às vidas das mulheres como mães.
Com o passar dos anos, as medidas foram ampliadas para dar atenção a outras doenças como o câncer de mama.
AINDA HÁ MUITA LUTA PELA FRENTE
Assim como as mulheres são capazes de exercer todos os papéis dentro da sociedade e, ao fim do dia, ainda serem chefes de família e darem conta de uma casa sozinhas, elas são cada dia mais livres para escolherem se querem ou não casar ou se desejam ser mães.
Ainda há muita luta pela frente. De acordo com números do IBGE, replicados pelo Portal G1, as mulheres ganham cerca de 20% menos que os homens no mercado de trabalho. É como se as mulheres trabalhassem 74 dias por ano sem receber nada.
SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
São tantos papéis exercidos pelas mulheres, que é preciso estar sempre atenta à saúde. Alguns cuidados diários podem ajudar a garantir uma vida mais saudável.
ALIMENTE-SE BEM
Uma alimentação equilibrada é recomendada para todas as pessoas, porém, o biotipo feminino tem maior tendência a acumular gordura em algumas partes do corpo. Por isso, alimentar-se bem é fundamental para controlar o colesterol, por exemplo. E não esqueça de beber muita água.
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Outra recomendação universal é a prática de exercícios físicos. Porém, assim como a alimentação, os exercícios têm papel fundamental na saúde da mulher. Usar meia hora do dia já é suficiente para sair do sedentarismo.
A Clínica dos pés conta com uma linha completa para quem quer praticar exercícios físicos, seja em casa ou na rua.
FAÇA CHECK-UPS COM FREQUÊNCIA
É preciso manter a regularidade nas visitas ao ginecologista. Ele é o médico especializado na saúde feminina e quem vai recomendar os exames necessários para manter sob controle os índices de saúde e ajudar a detectar precocemente doenças como o câncer de mama e o câncer de colo do útero.
CUIDE DA SUA HIGIENE ÍNTIMA
As partes íntimas da mulher, se não forem cuidadas da maneira adequada, podem ser porta de entrada para infecções como a candidíase, por exemplo, que é a mais comum. Além de usar produtos específicos para a região recomendados pelo médico, também é importante não passar muito tempo com roupas que retenham umidade para evitar a proliferação de fungos. Roupas de ginástica e biquínis molhados devem ser trocados assim que possível.
NÃO ESQUEÇA DA SAÚDE MENTAL
Ninguém tem a obrigação de ser forte 100% do tempo. Por isso, a saúde mental deve estar sempre sob vigilância. Independentemente das escolhas que as mulheres façam ao longo da vida, elas sempre representam muitos papéis e, por vezes, acabam se deixando de lado. Mulheres: tirem um tempo para si.
Além de cuidar do corpo físico, é preciso cuidar da mente, encontrar algo que a relaxe e a faça descansar da correria do dia a dia.