De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e replicados pelo Ministério da Saúde, o estresse afeta 18,6 milhões de brasileiros. Este número cresceu bastante por causa da pandemia de COVID-19.
O estresse está tão presente no dia a dia das pessoas, que parece algo normal. Mas não é. Quando estamos sob condições inesperadas e ameaçadoras, o corpo precisa se adaptar às novas circunstâncias e acaba ativando a produção de hormônios como a adrenalina e o cortisol, nos deixando sempre alertas e, consequentemente, acelerando os batimentos cardíacos e a respiração, entre tantos outros sintomas.
As razões que provocam o estresse são as mais diversas e corriqueiras, como as cobranças no trabalho, as crianças que não obedecem, problemas financeiros, trânsito caótico, entre tantos outros.
RISCOS DO ESTRESSE PARA A SAÚDE
Além de perda de cabelo, ansiedade e depressão, o estresse pode trazer outros problemas para a saúde.
Distúrbios gástricos
Nas pessoas estressadas é mais comum a acidez estomacal e dores no abdômen, mas também pode ocorrer gastrite, refluxo, diarreia e etc;
Baixa imunidade
O estresse também prejudica as defesas do organismo. O cortisol é responsável por isso. Este hormônio é produzido em excesso, quando o indivíduo está sob estresse. E se o cortisol circula constantemente pelo organismo, faz com que as células tenham suas funções alteradas.
Sono irregular
O estresse também é responsável pela insônia, que é a ausência de sono ou dificuldade para descansar no período da noite. Este é mais um dos efeitos do excesso de cortisol no organismo. Ele é produzido justamente para que o corpo permaneça em alerta. Quando o organismo produz além do necessário, provoca alterações no funcionamento do corpo. Outro efeito provocado pelo cortisol é o aumento da pressão arterial.
Hipertensão
A hipertensão é fator de risco para doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Quando estamos em situações de estresse, as glândulas suprarrenais ficam responsáveis pela liberação da adrenalina, hormônio que nos prepara para viver momentos tensos. Quando a adrenalina circula pelo organismo por muito tempo, provoca a elevação do ritmo cardíaco e da pressão arterial.
Transtornos psicológicos
O estresse crônico pode desencadear problemas como síndrome do pânico, crises de ansiedade, depressão e até mesmo esquizofrenia em pessoas que têm propensão para desenvolver tais problemas.
ALIVIE O ESTRESSE DO SEU DIA A DIA
Não podemos mudar tudo ao nosso redor para acabar de vez com o estresse, mas algumas atitudes ajudam a atenuar ou até mesmo a acabar com este problema.
Pratique exercício físico
Sim, a prática de exercícios físicos é a solução para inúmeros problemas de saúde, inclusive, o estresse. Se você não gosta de musculação ou atividades mais intensas, comece por caminhadas curtas ao ar livre. Assim, o organismo reduz a produção de cortisol e ajuda a liberar endorfina, que atua na melhora do humor.
Pratique meditação
Diversos estudos apontam a meditação como uma grande aliada à saúde mental. Na prática da meditação, a respiração é um dos pontos chave para o relaxamento profundo. A respiração lenta e profunda, por exemplo, promove a expansão dos pulmões e da barriga, assim, o ritmo cardíaco diminui, fazendo com que corpo e mente fiquem mais relaxados.
Quando estiver sob situações de estresse, respire fundo. Assim, o equilíbrio do seu corpo será restabelecido.
Ouça sua música favorita
Ouvir música faz com que corpo e mente fiquem relaxados, pois substâncias neuroquímicas como a dopamina são liberadas no cérebro, promovendo bem-estar. Esta é uma das razões pelas quais a música é muito utilizada na meditação.
Faça listas de tarefas
Na vida adulta é normal que se tenha muito mais tarefas a cumprir do que tempo disponível para executá-las. Por isso, crie listas para priorizar aquilo que for mais importante e remanejar o que não for urgente. Além do mais, a possibilidade de visualizar o que já foi cumprido, ajuda na sensação de tranquilidade.
Cuide de si mesmo
Como sempre falamos aqui na Clínica dos Pés, bons hábitos são essenciais para a saúde sob diversos aspectos. Por isso, procure dormir, estar com aqueles que ama e dar boas risadas, ler os livros do seu autor favorito…
APOSTE EM CONFORTO
Além de hábitos diários como praticar exercícios físicos, escutar música e ler, as roupas que vestimos também podem contribuir para melhorar ou piorar o estresse. Imagina você sair para trabalhar com uma calça apertada, por exemplo. Além de todos os fatores do dia que vão contribuir para a sua irritabilidade, ter a calça incomodando não vai ajudar. Ou então um sapato que aperta seus dedos à medida em que você caminha? Aposte em conforto!
Revolucionária na confecção de calçados super confortáveis, a Opananken nasceu baseada em tecnologia alemã e com o propósito de produzir calçados tão confortáveis, que se tornassem antistress. A começar pelo couro escolhido, que é da melhor procedência, a Opananken se dedica a proporcionar conforto. Por isso, investe na produção de palmilhas anatômicas como a Air Látex, que ajuda a aliviar a calosidade plantar, alivia a tensão muscular e a tendinite.
Além do foco antistress, a Opananken é referência em calçados para diabéticos. Já te mostramos aqui a importância da escolha do sapato correto. A Diabetic’s Line possui selo de garantia de conforto e adequação do produto para portadores de diabetes, concedido pela Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e pelo INMETRO.
Reforçamos que é essencial que diabéticos comprem calçados diretamente em lojas físicas para que possam experimentar e, assim, evitar a compra de sapatos apertados ou com formato desproporcional aos seus pés. Este cuidado é essencial para evitar calosidades e bolhas, o que, no caso de diabéticos, exige cuidados ainda mais especiais. Na Clínica dos Pés você encontra a linha completa de calçados Opananken.
Vá ao podólogo pelo menos uma vez por mês para cuidar da saúde dos seus pés. A Clínica dos Pés trabalha com profissionais altamente capacitados para tratar e orientar os clientes. Agende uma avaliação gratuita.