Sentir dor nunca é bom. Pior ainda quando ela te acompanha diariamente. Imagine sentir dor no pé sempre que tiver que ficar de pé! A fascite plantar é assim: uma dor constante na região da sola do pé. É um processo inflamatório ou degenerativo que ocorre na fáscia plantar, um tecido com pouca elasticidade que vai do calcanhar até a ponta dos dedos.
A fáscia plantar tem a capacidade de receber o impacto e distribuir a carga pelo pé.
A fascite plantar é comum em quem pratica esportes de impacto, mas também em vendedores, por exemplo, que passam o dia inteiro em pé. Porém, esta inflamação pode afetar qualquer pessoa. De acordo com a Revista Brasileira de Ortopedia, a dor acomete uma em cada 10 pessoas ao longo da vida.
A dor se apresenta mais intensa pela manhã e há quem a descreva como uma sensação de facadas debaixo do pé. Também pode ocorrer inchaço e vermelhidão no local. Se não for tratada, a dor pode se tornar crônica.
Causas da fascite plantar
Ainda não há uma causa exata que provoque o problema. Em grande parte dos casos, a fascite plantar ocorre pelo estiramento da região ou pela repetição de pequenos traumatismos. Como já falamos anteriormente, é comum entre praticantes de esportes como corrida, que geram grande impacto sobre os pés e pessoas que passam longos períodos em pé.
Algumas outras causas possíveis para a fascite plantar são:
- Excesso de peso;
- Idade;
- Pés chatos;
- Diminuição da dorsiflexão do tornozelo, que é o movimento de flexionar o tornozelo em direção à canela.;
Não arrisque!
Sedentarismo e prática de exercícios físicos sem orientação podem ocasionar a fascite plantar, assim como encurtamento do tendão de Aquiles – que pode ocorrer pelo uso de calçados inadequados – e pelo processo de desgaste.
Prevenção e tratamento
Manter-se em movimento evita uma série de problemas de saúde, inclusive a fascite plantar. Praticar treinos de musculação, mobilidade e equilíbrio é fundamental. Alongue-se. Faça liberação miofascial – existem acessórios simples que auxiliam neste exercício.
Preste atenção nos seus calçados. Dê prioridade àqueles que proporcionam amortecimento. A Clínica dos Pés tem uma linha completa de tênis e sandálias para auxiliar no tratamento e prevenção a este incômodo.
Sempre que sentir alguma dor ou desconforto, procure ajuda profissional para realizar o tratamento adequado.