Se você quer ser um podólogo continue lendo esse post para tirar as dúvidas e saber mais sobre a profissão.
HISTÓRIA
O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo ”’Podos”’ = pé e sufixo ”Logos” = tratado, estudo, conhecimento, formando “podologia”: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra: termo com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico-científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.
O QUE É SER UM PODÓLOGO?
Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés e tratam problemas nas unhas, como encravação, infecção, calos, fissuras, bolhas e úlceras micóticas, por exemplo. Também podem tratar de calos nos calcanhares e problemas na sola do pé. Higieniza e reforma unhas quebradas, desencrava-as e mantém o pé limpo.
O podólogo utiliza de instrumentos cortantes e órteses (para correção das unhas), com especialização em posturologia e pode confeccionar palmilhas de correção postural
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA SER PODÓLOGO?
Para ser um profissional apto, é necessário que saiba fazer o uso dos instrumentos de trabalho, como lâminas de corte, brocas, agentes químicos, processos higienização e esterilização, além de ter noção dos medicamentos de uso tópico.
Além disso, para que possa montar uma clínica, o podólogo precisa ter conhecimento de marketing, administração, qualidade dos serviços e atendimento personalizado.
QUAIS QUALIDADES O PODÓLOGO DEVE TER?
Busca por novos conhecimentos constantemente; Responsabilidade; Boa comunicação; Boa aparência; Boa disposição física; Boa visão; Autocontrole; Atenção aos detalhes; Agilidade; Flexibilidade; Concentração; Disciplina; Habilidade manual; Interesse pelas ciências; Paciência; Higiene pessoal e no ambiente de trabalho.
QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?
Para exercer a profissão, um podólogo necessita fazer no minimo o Curso Técnico em Podologia de no minimo de 1200 horas. Que habilita o aluno a ser um profissional com clínica própria e multidisciplinar em consultórios médicos.
No estado de Santa Catarina, cito os cursos Tecnicos de referência no SENAC em Florianópolis, Instituto Fhiladelfia em Itajaí, este aprovado pela CEE – Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina.
Desde o ano de 2008, o Brasil conta com podólogos graduados de nível superior, podendo prosseguir seus estudos em pós graduações, mestrado e doutorado.
Graduar-se em Podologia, no Brasil, exige que o aluno passe por um processo seletivo e depois se matricule para estudar durante dois anos, 2640horas/aula, podendo ao fim do curso receber um diploma de Graduado em Podologia.
A precursora do primeiro curso de graduação em nível superior (Graduação Tecnológo em Podologia), foi Universidade Anhembi Morumbi. no ano de 2008, em São Paulo. de forma presencial.
Com o crescimento da podologia no pais, hoje temos outras faculdades que tem aberto novas turma de Tecnólogo em Podologia da forma presencial e da forma híbrida, ou seja, parte teorica (on line) e a parte prática (presencial).
IMPORTANTE!
Se você está interessado em fazer o cursos de podologia, verifique primeiro se o curso está devidamente autorizado pelo conselho de Educação de seu Estado, se for na modalidade de Cursos tecnico. Se for de nivel tecnologo ( graduação) aprovado pelo MEC.
Como em alguns Estados a Vigilância Sanitária é o órgão que emite o alvará de funcionamento, a mesma, exige no minimo o curso de Técnico em Podologia com o minimo de 1200 horas, ou seja, para que você possa exercer a profissão de podólogo.