Os pés são, literalmente, a base do nosso corpo. Eles nos carregam ao longo do dia e nem sempre recebem a atenção merecida. Até que alguma dor surja. A sensação de facas entrando nos pés ao caminhar, pode ser algo impensável para muitos – não para quem sofre com esporão calcâneo.
O esporão calcâneo ocorre quando há uma calcificação no calcanhar. A sensação é como se houvesse crescido um osso no local, provocando dor quando encosta o pé no chão, caminha ou passa muito tempo em pé.
Cada pé possui 26 ossos, subdivididos em falange, tarso e metatarso. O maior deles é o calcâneo, um dos sete ossos que compõem o tarso e fica na região do calcanhar e é responsável por fornecer suporte a grande parte do peso do corpo para poder distribuí-lo para o resto do pé e está ligado a fáscia plantar, tendões e ligamentos. Por isso, a região conta com uma camada espessa, como se fosse uma almofada de tecido gorduroso, amortecendo o impacto.
CAUSAS DO ESPORÃO CALCÂNEO
Alguns estudos mostram que o risco de desenvolver esporão calcâneo é igual para homens e mulheres; outros afirmam que a incidência é maior em mulheres. Embora não haja consenso quanto a isso, o que se sabe é que raramente crianças e adolescentes são acometidas. As chances de aparecimento são maiores com o passar dos anos, já que há desgaste natural do corpo.
Porém, alguns fatores podem facilitar o aparecimento do problema, já que aumentam a pressão sobre o calcanhar, provocando microlesões que podem ser responsáveis pelo esporão calcâneo.
- Excesso de peso;
- Pés com arcos muito altos ou pés muito planos;
- Atividades que exigem saltos repetidos, como é o caso da ginástica rítmica;
- Praticar corrida em solos muito duros sem utilizar os tênis adequados;
- Utilizar sapatos com solado muito duro e permanecer em pé o caminhando por muitas horas, como é o caso de vendedores de shoppings
COMO IDENTIFICAR
O único sintoma é a dor na sola do pé, na região em que há a calcificação. A dor é intensa, semelhante a agulhadas. A dor piora ao caminhar, correr ou alguma atividade que gere estresse na região, mas tende a desaparecer depois que o local está aquecido.
Caso isto ocorra, procure a orientação de um ortopedista ou fisioterapeuta para obter o diagnóstico correto, já que a fascite plantar também é sentida na sola do pé. O exame de raio-x pode ajudar a identificar a alteração óssea no local.
TRATAMENTO
O principal tratamento para esporão calcâneo é o repouso. Porém, algumas ações ajudam a amenizar o problema.
- Reeducação postural global e osteopatia vão realinhar as estruturas do corpo e ajudar a eliminar a causa do esporão;
- Em caso de excesso de peso, procure orientação nutricional e pratique atividades físicas para reduzir a carga sobre os pés;
- Exercícios de alongamento para a região das pernas e pés. Utilize, também, a bolinha de liberação miofascial para ajudar a aliviar a dor;
- Estenda uma toalha no chão e puxe-a somente com os dedos dos pés;
- Depois do banho, massageie a região com o auxílio de creme hidratante;
- Opte por calçados ortopédicos, que ajudam a tratar e amenizar o esporão calcâneo;
- Em alguns casos, o médico pode orientar o tratamento com uso de ondas de choque e infiltração com corticóides.
A opção de cirurgia é escolhida somente em último caso.
Por isso é tão importante manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Assim, reduzindo as chances de aparecimento de incômodos e problemas de saúde.