O verão está se aproximando e, em alguns estados, o calor já vai dando as caras. Os casacos e os sapatos fechados dão lugar às roupas leves e pés à mostra. Não só por uma questão estética, você sabe como cuidar dos pés no verão?
Embora os cuidados com os pés sejam necessários o ano inteiro, ainda não são todas as pessoas que têm consciência sobre a importância de manter a saúde deles.
OS DANOS DO INVERNO
No frio, os pés passam mais tempo ‘abafados’ em calçados fechados, o que provoca danos. Cada período tem suas especificidades. Por exemplo, passamos a maior parte do tempo usando meias, tênis e botas, o que facilita o aparecimento de fungos, calos, unhas encravadas e o engrossamento da pele.
SOL, AREIA E MAR…
Não é somente o frio que pode ajudar a provocar problemas para a saúde dos pés. A falta de cuidados durante o verão também tem consequências.
Muitos já estão na contagem regressiva para ir à praia e piscinas dos clubes. Mas, assim como o resto do corpo, os pés também merecem atenção. Na hora de passar protetor solar, não esqueça deles.
Se você se identificou com os problemas que listamos acima, calma, o podólogo vai saber te ajudar e orientar para reverter a situação.
FICA A DICA
Nossa primeira dica é: FAÇA UM CHECK-UP.
A Clínica dos Pés, além de uma linha completa de produtos, também conta uma equipe de podólogos sempre à disposição para te ajudar. Agende uma avaliação gratuita.
Além de buscar orientação e tratamento com profissionais, alguns autocuidados também são necessários. Por isso, nossa equipe de especialistas preparou uma lista com algumas recomendações que vão ajudar você a aproveitar melhor o verão com os pés de fora.
- Lave bem os pés
Quando chegar da praia, lave bem os pés com água morna – ou fria – e sabão neutro. Tire bem a areia que fica no contorno das unhas com o auxílio de uma escovinha. Depois, seque-os bem, principalmente entre os dedos para evitar frieiras.
- Opte por calçados confortáveis
Dê preferência às sandálias que são ajustadas no tornozelo para reduzir o atrito do calcanhar com as bordas da sola. Assim, evita fissuras e rachaduras.
- Hidrate seus pés
Aplique cremes hidratantes específicos para a região. Quando a pele está bem hidratada, melhora a elasticidade, tornando-a mais resistente a atritos provocados pelo uso contínuo de chinelos e pelo contato com a areia da praia.
- Evite andar descalço em lugares públicos
Nem todos os lugares são indicados para dispensar o uso de calçados. Banheiros de academias, piscinas, clubes e vestiários podem ser um vetor de transmissão de vírus e fungos.
- Não tente remover os calos
Este procedimento deve ser realizado somente por profissionais. Não tente removê-los com calicidas ou materiais cortantes.
- Cuidado ao cortar as unhas
Como sempre reforçamos aqui, as unhas devem ser cortadas retas e não muito curtas para evitar que encravem. Use cortadores específicos.
- Deixe as unhas arejarem
Se você é adepta ou adepto ao uso de esmaltes, procure dar um intervalo de pelo menos 24h com as unhas limpas. O uso do produto cria uma barreira que impede a oxigenação natural das unhas.
- As cutículas também são amigas
A cutícula que fica ao redor das unhas não deve ser totalmente removida. Ela funciona como uma barreira protetora entre a pele e as unhas, evitando que alguns tipos de microorganismos se proliferem.
- Beba água
Assim como o resto do corpo, os pés também necessitam de água para se manterem saudáveis.
São os pés que nos carregam o dia inteiro e precisam de cuidados. Seguindo estas dicas, além de saudáveis, você vai desfilar com eles lindos por aí neste verão.