As unhas lascam por vários motivos, as chamadas unhas frágeis ou Onicoesquizia lamelar. A borda livre da unha separa em camadas. Você faz a unha para durar uma semana aquela cor maravilhosa, saiu da manicure com a unha impecável, mas no segundo dia o esmalte já está lascando, muitas das vezes é porque são as camadas da unha se separam.
As causas principais desta fragilidade ungueal, elas podem desenvolver-se devido a fatores que afetam diferente partes do aparato ungueal.
Quando a origem na placa ungueal, pode-se por:
- Imersões prolongadas ou repetidas em agua quente
- Doenças ocupacionais
- Trauma
Cosméticos de unha - Infecção fúngica
- Tratamentos:
Tratamento sistêmicos: são benéficos mais questionáveis ( biotina, pantenol, B6).
Deve-se ser extremamente cuidadoso quando interpretam-se os resultados desta terapia, especialmente de alega-se que o efeito ocorre em menos de 3 meses.
Tratamento local: enfatiza o valor de manter as mãos livres de detergentes e sabões, com o mínimo de lavagens. Se as mãos são molhadas com frequência, o uso de cremes hidratantes é comum ser útil, a proteção proporcionada por um para luvas duplas algodão/ borracha é útil. Deve ser empregada no preparo de comidas e no uso do xampus.
Uma dica se você fizer as unhas de sentir do nada que seu rosto ou face começa a cocar do nada, fique atenta pode ser o esmalte da sua unha, que você é alérgica e não sabe.
Agora preste também atenção no esmalte que você tem usado, pois nos salões oferecem-nos uma infinidades de cores e marcas de esmaltes que apesar dos produtos praticamente serem os mesmos, dependendo da cor ou fabricante pode ter mais ou menos um determinado produto.
Evite aquelas base fortalecedoras que as manicures te oferecem como milagrosas, que elas fizeram em casa misturando um pouquinho de formol.
Tente usar esmalte antialérgico, desde base esmalte e alto brilho.